Suporte VoIP

Perguntas frequentes e suporte sobre os serviços oferecidos

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Perguntas sobre os serviços da BlasterPhone

BlasterPhone é uma empresa de telefonia VoIP. O VoIP é como o seu telefone, mas em vez de usar uma linha telefônica, ele utiliza a Internet. Assim você gasta muito menos com as telefonemas interurbanas, internacionais e para celular.

Usar VoIP é muito fácil. Basta só comprar créditos online, receber seu usuário e senha, configura-las num aplicativo softfone como X-Lite e começar fazer ligações.

Para ligara para um fixo ou móvel na sua ou outra cidade simplesmente disca 0+DDD+número de telefone. É importante lembrar que mesmo para ligações na sua cidade você precisa discar o 0+DDD.

Exemplo: ligação para um número em São Paulo você disque 01140031556

Para ligara para um número internacional você simplesmente disca DDI+DDD+número

Exemplo: ligação para um número em Portugal – Lisboa você disca 351 21 44441111

Para ligar para ramal da SIP Code você deve discar 697 + RAMAL da pessoa. ( ex.: 697 100 – para ligar para SIPCode INFO )

Para ligar para usuário de uma outra rede VoIP você deve discar 698 + CÓDIGO DA REDE + número do usuário. ( ex.: 698 011 188888 – para ligar para SIP Broker TESTE )

  1. Escolha qualquer número de 4 dígitos para a sua Sala de Conferência, exemplo 2222.
  2. Avise a todos os participantes da Sala o número, a data e a hora da conferência.
  3. Ligue diretamente para 696 de sua conta VoIP e digite o número da Sala de Conferência, previamente escolhida e distribuída.
  4. Grave seu nome e salve-o.
  5. Aguarde na Sala pelos participantes e comece a conferência.

Não, porém você sempre deve fazer uma recarga mínima relativa ao plano assinado. Caso contrário, o seu plano mudará automaticamente para o corespondente à recarga feita.

Para uso por meio de um PC ou notebook – https://www.blastervoip.com.br/voip-via-web/

Para uso por meio do seu celular – https://www.blastervoip.com.br/wap/

O serviço “Plataforma VoIP” oferece a infraestrutura para criar e configurar seus clientes, ramais VoIP, tarifas e provedores de sinal VoIP ( terminações VoIP). Neste caso você precisa cuidar das contratações e negociações de sinal VoIP com os vários fornecedores disponíveis no mercado. Esta opção é mais apropriada para empreendedores já estabelecidas no mercado, com experiencia e contatos com fornecedores de sinal VoIP.

O serviço “Revenda VoIP MÁSTER” oferece parte da infraestrutura da BlasterPhone que inclui o painel de controle para criar seus clientes, ramais VoIP, tarifas com preços de venda e terminação VoIP.  Neste caso você não precisa se preocupar com a procura, testes, negociação e contratação de sinal VoIP, que é a parte fundamental para oferecimento de um serviço de qualidade. Você compra minutos na forma pré-paga da BlasterPhone por um preço de custo e revenderá pelos valores que achar convenientes.

Seguem as informações para configurar a conta SIP no Asterisk plano ou Elastix

  • 1. Asterisk plano

Abre o arquivo sip.conf em editor de texto ( melhor NOTEPAD) e coloque as linhas abaixo como indicado:

Imediatamente abaixo da linha onde está escrito [general] adicione a linha abaixo alterando as informações de USUÁRIO_SIP,  SENHA_SIP e RAMAL_VOIP
register => USUÁRIO_SIP:[email protected]/RAMAL_VOIP

No final do arquivo sip.conf adicione as seguintes linhas
[blasterphone]
host = br.voipcontrol.net
type = friend
username = CONTA_SIP
secret = SENHA
fromuser = CONTA_SIP
fromdomain = br.voipcontrol.net
disallow = all
allow = ulaw,alaw,g729
dtmfmode = rfc2833
nat = force_rport, comedia
canreinvite = no
insecure = port,invite
context = O CONTEXT DENTRO extensions.conf QUE VAI RECEBER CHAMADAS RECEBIDAS NO SEU RAMAL VOIP

  • 2. Elastix

Entre na pagina TRONCOS e crie um novo tronco SIP

No campo Trunk Name coloque o nome BLASTERPHONE

No campo Outgoing Settings coloque o nome BLASTERPHONE

No campo Outgoing Setings – PEER Details*  copie e cole as linhas abaixo

[blasterphone]
host = br.voipcontrol.net
type = friend
username = CONTA_SIP
secret = SENHA
fromuser = CONTA_SIP
fromdomain = br.voipcontrol.net
disallow = all
allow = ulaw,alaw,g729
dtmfmode = rfc2833
nat = force_rport, comedia
canreinvite = no
insecure = port,invite
context = from_pstn

No campo Register String* coloque a linha de baixo alterando as informações de USUÁRIO_SIP,  SENHA_SIP e RAMAL_VOIP

register = > USUÁRIO_SIP:[email protected]/RAMAL_VOIP

Perguntas Gerais

Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a Internet. Voz sobre IP converte o sinal de voz de seu telefone em um sinal digital que passa pela Internet e então é novamente convertido em sinais de voz para que você possa conversar com qualquer pessoa pelo telefone regular.

A comunicação telefônica através de VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e consequentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia.

Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não estar sendo utilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais “inteligente” no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda).

Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem à VoIP, que é a capacidade dos pacotes de voz “buscarem” o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP).

VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IP para ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.

Todos os sons, inclusive a voz humana, podem ser pensados como um sistema analógico, composto de ondas sonoras. O sistema VoIP transmite a voz por sistemas digitais, para que a voz consiga chegar ao outro lado via internet, o sistema deve converter a voz analógica em digital e transmiti-la até o outro lado, onde ela é convertida de novo para analógica. O sistema de telefonia analógica como conhecemos hoje funciona por comutação de circuitos, quando um usuário liga de um telefone A para B, as centrais telefônicas entre A e B formam uma conexão temporária umas com as outras. Por isso quanto mais longe B estiver de A, mais centrais envolvidas no processo e mais custosas ficam as ligações. O VoIP trabalha por comutação de pacotes, quando um usuário A liga para um usuário B, os pacotes de dados são direcionados diretamente a B, sendo assim o custo de conexão é ínfimo.

Os principais protocolos são SIP e H.323

O protocolo SIP:

SIP significa Session Initiation Protocol (Protocolo de Iniciação de Sessão) e é um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF). Este protocolo é utilizado pelos sistemas da BlasterPhone, ele tem a vantagem sobre o H.323 de permitir tocar múltiplas extensões ao mesmo tempo. Ex: 4 computadores em 4 cidades diferentes tem a mesma linha da BlasterPhone configurada, se alguém ligar para essa linha, os quatro computadores irão tocar ao mesmo tempo e o primeiro que atender poderá falar com quem esta ligando. O protocolo SIP também é independente da mídia, ou seja pode-se utilizar voz, video ou ambos, por qualquer protocolo de transmissão e Codec. Basicamente o que este protocolo faz é se comunicar com a outra ponta ou o gateway, abre o caminho para os protocolos de mídia e também é utilizado para estatísticas e tarifação.

O protocolo H.323:

O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de “Sistemas Audiovisuais e Multimídia”. As principais diferenças entre os protocolos H.323 e SIP é que o H.323 estabelece padrões para o áudio e vídeo transmitidos, é melhor para redes que não tenham QoS garantido (QoS= Quality of Service ou Qualidade do Serviço), tem melhor integração com redes roteadas e firewall.

Depende do serviço, uma das formas é simplesmente tirar o telefone do gancho e discar o número desejado, usando-se um adaptador que o conecta a um provedor de Internet de banda larga. A ligação segue através de sua empresa telefônica local para um provedor de Voz sobre IP. A ligação vai pela Internet até o telefone discado utilizando a empresa telefônica local para completar a ligação. Outra forma de utilização é com um fone e microfone conectado ao seu computador. O número é discado utilizando-se o teclado e enviado pelo cabo do modem.

É necessária uma conexão de Internet de banda larga. Isto pode ser com modem, ou serviços de alta velocidade como DSL ou rede local. Você pode acoplar um microfone de baixo custo a seu computador ou conectar o telefone diretamente a um adaptador.

A ligação pode ser feita para um número local, um telefone celular, um telefone de longa distância, ou para um número internacional. Você pode utilizar o serviço para falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A pessoa que recebe a ligação não precisa de nenhum equipamento especial, somente o telefone.

– Equipamentos Utilizados (Computador, Aparelhos VoIP, Softphones)
– Conexão á Internet (Sinal, Provedor)
– Codec escolhido (Cada codec tem seus requisitos)
– Operadora VoIP
– Engarrafamento na Rota de tráfego
– Condições da rota no telefone discado

Equipamentos Utilizados: O equipamento tem um grande impacto na qualidade das ligações, muitos equipamentos não suportam QoS, que é um sistema que prioriza os dados de voz na internet, assim os dados de voz chegam no destino bem antes dos dados comuns. Outros fatores que influenciam é o suporte a codec do equipamento, taxa de amostragem na conversão de voz para digital e taxa de quadros.

Conexão à Internet: Se a conexão banda larga não for estável, ou seja, a banda disponível e latência variam muito com o tempo ou a conexão perde muitos pacotes, a aplicação VoIP pode ficar com a voz truncada ou metalizada.

Codec escolhido: O codec g711 muito utilizado para se obter uma qualidade de voz melhor, pode causar problemas no áudio caso seja utilizado em conexões lentas, é preferível utilizar o g729, que consegue transmitir voz com quase a mesma fidelidade do g711 mas utilizando 3 vezes menos banda.

Operadoras VoIP: Escolher bem a operadora VoIP é muito importante, muitas vezes a empresa não planeja corretamente os sistemas ou não tem o know how necessário para garantir que na eventualidade de grande volume de comunicações o sistema não falhe.

Engarrafamento nas rotas de trafego: A internet utiliza varias rotas para os pacotes chegarem ao seu destino, muitas vezes entre o usuário e o gateway da operadora pode haver um numero reduzido de rotas com alto trafego de dados, se os roteadores envolvidos não suportarem QoS para priorizar o trafego de voz, o sistema não funcionará corretamente.

Condições do telefone discado: Não é raro o sistema de telefonia pública apresentar falhas, como ruídos, baixo volume ou interferências de todo o tipo. Esse problema pode existir tanto na fiação externa ao cliente quanto nos aparelhos e instalação do mesmo.

Requisitos para um bom funcionamento do VoIP:

– Ter uma conexão de banda larga à Internet estável e com velocidade mínima de 256 Kbps de Download e 128 Kbps de Upload
– Possuir equipamentos de qualidade (placa de som do computador, ATA, Telefone, Headphone, etc.)
– Ter uma operadora VoIP de qualidade

Como VoIP é digital, oferece características e serviços que não estão disponíveis na linha de telefone tradicional. Se você tem uma Internet de banda larga, não precisa mais ter uma linha de telefone tradicional somente para fazer ligações, diminuindo assim o seu custo.

O procedimento é bem simples: baseia-se em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede e convertê-los em voz novamente em seu destino. Sua maior vantagem está na relação custo/benefício: uma vez implantada a VoIP, será constatada de imediato uma redução de aproximadamente 70% com serviços de telefonia. Para se implantar uma solução VoIP em uma empresa é necessário fazer um projeto para identificar qual é a real necessidade da empresa, qual solução será utilizada, verificar se a empresa possui IP fixo ou IP dinâmico, qual o tamanho da banda ADSL, e o que trafega pela rede de dados.

Permite a redução dos custos de telefonia das empresas, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo, e também constrói novas infra-estruturas para aplicações avançadas de e-commerce (ex., Call center Web). Telefonia VoIP sem a necessidade de um computador!

Outra forma de utilização da telefonia VoIP é via ATA (Analog Telephone Adapter). Os ATAs são aparelhos que podem ser conectados diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um aparelho telefônico comum. Com o serviço habilitado, é possível ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de computador e fones de ouvido. Este serviço permite realizar e também receber ligações para números telefônicos tradicionais, pois possui um número telefônico associado a ele.

Sim , você pode utilizar seu computador ou assistir programas online no mesmo tempo.

Você poderá usar o seu serviço de Voz sobre IP em qualquer lugar quando viajar, desde que tenha conexão de Internet de alta velocidade disponível. Você desfrutará do serviço como se estivesse em sua própria casa ou escritório.

Não, somente se estiver fazendo as ligações com um aplicativo de ligações VoIP instalado no seu computador. Em todos os casos, para utilizar VoIP a sua conexão de Internet precisa estar ativada. Você também poderá utilizar seu computador enquanto fala ao telefone.

O mercado é extremamente promissor, pois o VoIP é a tecnologia que irá substituir o sistema de comunicação por voz atualmente utilizado – o telefone.

Imagine que somente no Estado de São Paulo existem mais de 12 milhões de linhas analógicas esperando para serem trocadas por VoIP. Além de São Paulo, todas as demais cidades brasileiras estão aptas ao uso e cobertura deste maravilhoso sistema que pode ser utilizado em todo o mundo e por todo mundo!

No Brasil já são cerca de 600 mil usuários usufruindo do VoIP e esta estatística esta aumentando gradativamente de uma forma muito rápida! E você como empreendedor neste ramo, poderá aproveitar o bastante para economizar e obter ganhos rápidos e satisfatórios. Portanto seja bem vindo a esta nova era, e queremos oferecer o melhor desta tecnologia de ponta para sua residência ou empresa!

O órgão regulatório das telecomunicações do Brasil, ANATEL, recentemente se pronunciou sobre o VoIP, alegando que a adoção dos serviços ainda não chegou a um patamar de influência no mercado nacional.

Segundo a visão da ANATEL, somente quando os sistemas IP representarem um terço do total dos serviços de telecomunicações em uso no Brasil (o que corresponde a 15 milhões de usuários), haverá necessidade de regulação dos serviços de longa distância com uso de VoIP.